Páginas

22 de março de 2012

Pearl Jam

Pearl Jam é uma banda formada em 1990, oriunda da cidade de Seattle, Washington, EUA. No auge do período do movimento local grunge e é considerada uma das mais populares e influentes da década de 90. Eles, junto com NirvanaSoundgardenMother Love Bone e Alice in Chains, ajudaram a popularizar o Movimento Grunge no início dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas grunge que continuam ativas hoje, mesmo após o fim das suas contemporâneas.

A banda detém uma marca inusitada, durante a turnê de um de seus álbuns a banda lançou nada menos que 70 CDs duplos e triplos, que traziam na íntegra cada um dos concertos da turnê, suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de ingressos em território americano) tornou-se um marco, a banda exigiu na justiça que a empresa reduzisse os seus lucros para diminuir o preço dos ingressos de seus concertos para que os fãs fossem beneficiados, isso junto ao engajamento político e em causas de ajuda humanitária tornaram Pearl Jam uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock.

Formação da Banda

Eddie Vedder juntou-se a Stone, Jeff e Mike através de Jack Irons, que posteriormente viria a ser o baterista do Pearl Jam no período entre 1994 e 1998. Jack Irons enviou, após audição dos intrumentais de Stone e grupo (tocados com a ajuda de Matt Cameron, baterista do Soundgarden e do Temple of the Dog), um fita demo para Eddie Vedder. Os grooves cheios de energia e dinamismo de Stone inspiraram Eddie a compor as letras (todas no mesmo dia) para os três instrumentais contidos na fita. Tornaram-se assim as músicas que futuramente fariam-se sucesso na banda sendo duas do álbum “Ten”: Alive, Once e Footsteps, essa lançada no single: Jeremy. O que mais impressionou Stone e os outros foi o fato de que as letras que retornaram cantadas no canal sobressalente da fita eram marcantes, fortes e instigantes. E extremamente pessoais, cantadas por Eddie com extrema paixão, convicção, num modo tocantemente ligado ao cantar das letras; em ocasiões sussurando; por vezes cantando-as como se saíssem das visceras, do fundo de seu coração. Falavam de temas psicológicos envolvendo traumas familiares, conseqüências desses conflitos e a ausência da figura paterna. Alive fala do garoto que descobre, através de sua mãe, que seu pai verdadeiro não era o que conhecia. Que toda a sua vida o homem que acreditara ser seu pai (e há razões para acreditar que esse pai não o tratava muito bem) não era seu verdadeiro pai. A perturbação psicológica e o comportamento homicida manifestaram-se em Once, sua continuação. Em Footsteps temos o rapaz, já mais crescido, na cela de uma cadeia, completando a mini-ópera de Vedder. O tema é todo tocante e as interpretações as mais diversas. Facto é que essas canções permitiram que os rapazes montassem uma das mais importantes bandas do Rock and Roll. A essas três canções, Eddie Vedder deu o título de Mamasan Trilogy.

Discografia
* Ten (1991)
* Vs. (1993)
* Vitalogy (1994)
* No Code (1996)
* Yield (1998)
* Live On Two Legs (1998)
* Binaural (2000)
* Riot Act (2002)
* Lost Dogs (2003)
* Live at Benaroya Hall (2004)
* Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003 (2004)
* Pearl Jam (2006)
* Backspacer (2009)

Formação:

Eddie Vedder - vocal
Jeff Ament - baixo
Stone Gossard - guitarra
Mike McCready - guitarra
Matt Cameron - bateria

Ex-membros:
Dave Krusen - bateria
Matt Chamberlain - bateria
Dave Abbruzzese - bateria
Jack Irons - bateria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário