Páginas

6 de novembro de 2011

Os Extraterrestres

Você acredita na existência dos ETs? Será que existem seres vivos ou até mesmo inteligentes em outros planetas, do mesmo modo como acontece aqui na Terra? Vou dar a você uma razão para que a resposta seja um sim, citar alguns argumentos para um não e, no final, deixar você ficar com um talvez.

O Universo é muito grande, talvez infinito, e está cheio de galáxias, que são enormes grupos de estrelas. Nós vivemos na Via Láctea, uma galáxia que tem centenas de bilhões de estrelas. O Sol é uma dessas estrelas e possui nove planetas que giram em torno dele. A vida surgiu aqui na Terra, que é um dos planetas que acompanham o Sol. Então, sabemos que existe pelo menos uma galáxia, que tem pelo menos uma estrela, que tem pelo menos um planeta com vida. Ora, temos bilhões de galáxias espalhadas pelo Universo, com idades semelhantes, feitas do mesmo material. Temos bilhões de estrelas em cada galáxia. Temos planetas em volta de muitas estrelas de cada galáxia. Então, é possível que, se um planeta estiver na distância certa da estrela dele, ele não será nem muito quente nem muito frio. Daí, pode ter acontecido nele alguma coisa parecida com o que aconteceu aqui na Terra e que fez ela ficar cheia de vida.

É claro que, pensando assim, o número de planetas habitados no Universo seria imenso. Mas algumas coisas podem reduzir essa quantidade. Pode acontecer, por exemplo, que um planeta esteja na posição certa em relação à estrela em torno da qual ele gira, mas, se ele for muito pequeno, sua gravidade não conseguirá segurar uma atmosfera necessária à respiração de seres vivos como os que conhecemos. Um planeta pode também ser feito quase todo de gás, como Júpiter. Alguns podem ter órbita achatada e variar muito sua distância até a estrela central. Assim, ele ficaria frio demais numa época e quente demais em outra, dificultando o desenvolvimento de vida. Tudo isso já foi estudado e, assim mesmo, nos faz apostar que, depois de tirarmos os planetas sem vida, ainda sobrariam muitos com chance de neles encontrarmos ETs. Há alguns cientistas que acham que o número de planetas com vida na Via Láctea pode chegar a milhares ou milhões. Mas no fundo ninguém tem certeza, porque ainda não temos as provas disso.

Estamos "escutando" o céu há algum tempo, tentando receber os sinais da comunicação entre os seres do Universo, mas algumas coisas também podem acabar com nossa esperança de encontrar alguém lá "em cima". Se um planeta tiver uma vida muito atrasada em relação a nós, sem tecnologia, seus habitantes não enviarão sinais de rádio para a comunicação rápida entre eles. Assim, mesmo que esses seres existam, não conseguiremos captar as ondas que dariam a certeza de que eles estão lá. Outra idéia, também já estudada, é que as civilizações poderiam se desenvolver nos planetas até descobrir a tecnologia que causaria sua destruição. Se todas as civilizações só crescerem até um pouco depois da invenção das bombas atômicas, não haverá muito tempo para enviar sinais de rádio que possamos receber aqui na Terra. Se isso acontecer mesmo, a duração de uma civilização seria pequena demais para que muitas delas existissem ao mesmo tempo, diminuindo a possibilidade de encontrarmos alguma.

A dúvida continua, sempre acompanhada por uma esperança. Não sabemos se estamos sozinhos, mas preferimos acreditar que não estamos. O Universo é grande demais e a idéia de morar no único planeta habitado nos incomoda. Queremos que haja mesmo outros seres inteligentes por lá, principalmente porque seria bom trocar idéias com eles. Mas, se formos os únicos, nossa responsabilidade aumenta. Neste caso, seria urgente descobrir a tecnologia para viajar pelo espaço em busca de novos lugares para onde levar nossa civilização, antes que ela desapareça e deixe o Universo vazio de seres conscientes como nós.

Muita gente diz que já viu discos voadores. Será que esses objetos são as naves espaciais dos seres mais adiantados do que nós, que estão vindo nos visitar? Os cientistas têm dúvidas disso, porque as distâncias entre as estrelas são muito grandes e, pelo que sabemos até agora, o tempo necessário para essas viagens seria imenso e difícil de aceitar para pessoas como nós. Contra essa idéia estão aqueles que consideram que a Ciência não tem limites e que, mais cedo ou mais tarde, alguém vai acabar arrumando um jeitinho de se fazer essas viagens. Daí, por via das dúvidas, é bom ficar de olho no céu, porque alguns seres do Universo talvez saibam como se deslocar de uma estrela para outra.

Minha opinião pessoal é de que existem pelo menos alguns planetas habitados em cada galáxia, que em uns os seres são mais adiantados e em outros mais atrasados do que nós. Só não sei dizer se os seres mais adiantados conseguem chegar aqui nos chamados discos voadores, porque nunca vi nada que me desse uma certeza absoluta disso. É claro que também nunca vi nenhum planeta habitado além da Terra, mas é muito mais fácil acreditar na existência dos ETs distantes do que na existência dos ETs próximos. Então, por enquanto, fico em cima do muro, mas, se alguma coisa mudar e eu tiver uma boa prova da visita deles, eu volto aqui e conto tudo direitinho, só para contrariar aqueles que dizem que os astrônomos escondem informações.

4 comentários:

  1. Eu Ja Vi Um Et Todo Dia vem em casa Flae @luhmoghetti

    ResponderExcluir
  2. Com certeza existe. Mesmo que seja apenas vida vegetal. Acho que esse assunto é meio complicado
    de argumentar, como esta escrito no próprio post
    "existem milhares de galaxias com milhares de estrelas com milhares de planetas", só que a
    ideia de existir civilizações por ai são apenas
    teorias, e tambem ninguem garante que esses
    Ovnis que nós vemos por ai não são experiencias
    secretas, que o governo tenta manter em segredo.
    Mais a minha opnião pessoal, é que devemos
    estudar mais o nosso próprio planeta, antes
    de querer sair procurando por novas vidas la
    fora.
    (a menos que elas nos procurem) ;)
    Mais tambem acho muito interessante todos os estudos que envolvem astronomia e astrologia,
    e espero que um dia possamos mesmo viajar pra outros planetas, esse tipo de tecnologia
    seria incrivel de se ver.

    ResponderExcluir
  3. ET É VOCE SUA BIXA HUAHAUHUAH ... E EU ACREDITO KI EXISTAM ET'S .. MNW '

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito em Et e Rodolfo (sou solteiro e não tenho compromisso..)huahuahua

    ResponderExcluir